domingo, 28 de setembro de 2014

Simulação - Efeito Fotoelétrico

Instruções:
1. Clique sobre a simulação para rodar.
2. As instruções estão no formulário abaixo.
3. Responda o que é solicitado no formulário.

Atenção: Para que o simulador funcione é necessário que esteja instalado o programa "Java". Caso não tenha poderá encontrá-lo no link: https://www.java.com/pt_BR/download/.

Efeito Fotoelétrico
Clique para Rodar

Efeito Fotoelétrico - Explicação do Fenômeno


Efeito fotoelétrico from Marivane Biazus

Se desejar leia também o post:  Aplicações do Efeito Fotoelétrico. Este post explica como funciona uma célula fotoelétrica!

Questões de Aplicação - Luz como onda e como partícula

domingo, 21 de setembro de 2014

Evolução dos Modelos atômicos




Introdução a Física Moderna





Há mais de um século nascia um novo entendimento acerca do que é ciência, o que causaria uma evolução no pensamento científico, mudando a dinâmica das ciências e consequentemente a maneira como a sociedade se desenvolve. Este novo entendimento denota como a ciência não é algo estático, que as teorias não são verdades absolutas produzidas por cientistas em seus laboratórios e embasada fortemente na matemática. Mas afinal que Física é esta? O que ela estuda? Por que ela é moderna?
Não é possível falar sobre Física Moderna sem entender o contexto histórico da época que desencadeou um novo rumo a ciência e por consequência um novo espírito científico. No começo do século XIX  havia um grande otimismo por parte da humanidade em razão do enorme sucesso alcançado pela Física e os desenvolvimentos tecnológicos provenientes da teoria já desenvolvida. Em 1900 alguns cientistas acreditavam que a Física estava praticamente completa e tudo o que se tinha para descobrir já havia sido descoberto. William Thomson (1824-1907), mais conhecido com o Lord Kelvin, era um desses cientistas. Segundo ele, faltava apenas melhorar algumas medidas e acertar um ou outro detalhe. Ele chegou mesmo a aconselhar os jovens estudantes da época a não se dedicarem à Física, por uma simples questão de mercado de trabalho. Já que a Física estava para acabar, tornar-se físico seria uma grande roubada!
Mas havia duas questões no ar, dois problemas ainda não resolvidos ou, como ele mesmo disse, duas "pequenas nuvens" no horizonte da Física. As duas questões eram as seguintes:
1° -  Assim como o som (ou qualquer outra onda mecânica) se propaga na presença de meio material, os cientistas acreditavam que a luz e as ondas eletromagnéticas também deveriam se propagar em algum meio ainda desconhecido que passaram a chamar de Éter.
2° - Já se sabia que um corpo aquecido emite radiação eletromagnética. Mas não era possível descrever teoricamente a distribuição de energia de um corpo radiador ideal (chamado de corpo negro ideal).
A resolução destas duas questões desencadearam intensos esforços dos cientistas e nomes como Max Planck, Albert Einstein, Robert Millikan, Arthur Compton, Louis de Broglie e muitos outros tiveram a sua contribuição.


Física Clássica x Física Moderna

 Física Clássica: É a Física baseada na mecânica Newtoniana. As suas teorias explicam o mundo macroscópico. É a Física utilizada até o final do século XIX. É a física das geladeiras, dos ventos, aviões, naves espaciais, etc. Ela explica a órbita dos planetas em torno do Sol, por que o céu é azul, o princípio dos fornos de micro-ondas, como funciona as bicicletas e as usinas elétricas. Os fundamentos da eletrônica e as tecnologias de semicondutores podem ser explicados usando a Física Clássica. Grande parte da operação básica de lasers e as tecnologias de fibra óptica também podem ser explicadas pela Física Clássica. Os princípios da Física clássica de Newton eram capazes de descrever todos os fenômenos da natureza.
A Física Clássica divide-se em:
- Mecânica
- Termologia
- Óptica
- Ondulatória
- Magnetismo

Física Moderna: É a Física desenvolvida a partir do século XX. Esta Física busca explicar o mundo microscópico, ou seja, os fenômenos que não podemos observar a olho nu, mas podemos sentir e também os eventos que acontecem próximos à velocidade da luz (300.000 Km/s). As teorias do início do século tiveram grande impacto sobre o desenvolvimento da Física. A partir delas, chegamos a diversas outras conclusões que revolucionaram a Ciência e cujo impacto experimentamos até hoje no desenvolvimento da eletrônica, das telecomunicações, na medicina e em muitas outras áreas.
Os pilares dessa nova Física são:
- Teoria Quântica proposta por Max Planck em 1900.
- Efeito fotoelétrico formulado por Einstein.
- Teoria da Relatividade proposta por Einstein em 1905.