domingo, 25 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS NO COTIDIANO

TRABALHO DE FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS NO COTIDIANO

Justificativa: A Física, como as demais ciências apresenta especificidades que muitas vezes podem se tornar obstáculos à compreensão por parte dos alunos e ao mesmo tempo desinteressante. Aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula com situações cotidianas pode ser um caminho para reverter este cenário. Nesta perspectiva, busca-se através deste trabalho aproximar os conceitos desenvolvidos em sala de aula, especificamente termodinâmica, com situações reais, relacionando elementos históricos que levaram ao seu desenvolvimento e a sua importância. Foi escolhido esse tema dado que do motor dos automóveis à panela de pressão, a termodinâmica está presente em muitos fenômenos do dia a dia. Desde as antigas máquinas a vapor, fundamentais para a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do século XVIII, os estudos da termodinâmica possibilitaram a análise das propriedades da matéria em determinadas situações de pressão e temperatura.

Objetivos: Analisar os fatores (sociais, econômicos, políticos) que, no final do século XVIII, contribuíram para o surgimento da máquina a vapor; entender a relação entre o aperfeiçoamento da máquina a vapor e o desenvolvimento dos conceitos termodinâmicos; Compreender o que é a termodinâmica; Relacionar princípios da termodinâmica com situações cotidianas;

Desenvolvimento:
1. Organização: Serão organizados grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre: I. A Primeira Revolução Industrial (Causas e Consequências); II. Máquina a Vapor (Desenvolvimento: dos gregos a James Watt, relação com a revolução industrial); III. O que é a termodinâmica; IV. Principais conceitos; V. Aplicações; VI. Experiência prática.
2. Apresentação:
2.1 Trabalho Escrito: Deverá ser entregue uma cópia escrita, digitada, dentro das normas da ABNT. (Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas).
2.2 Apresentação da experiência prática: Poderá ser apresentada através de vídeo ou em aula.

3. Avaliação: O trabalho terá como peso 10 pontos assim distribuídos:

Trabalho Escrito (6pt)
Apresentação (4pt)

Todos os itens
Dentro das Normas
Conteúdo
Pontualidade
Organização
Participação
Qualidade da apresentação
Pontualidade
Pontuação
1pt
0,5 pt
3,5 pt
1pt
1pt
1pt
1pt
1pt

4. Cronograma:


Setembro
Outubro
Novembro
05
19
10
17
07
14
21
28
Organização dos grupos e orientações








Entrega do Trabalho








Apresentações









Este trabalho foi desenvolvido no ano de 2013 com a turma de segundo ano 203 da escola Arcoverde.

Apresentações












Nenhum comentário:

Postar um comentário