TRABALHO
DE FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS NO COTIDIANO
Justificativa: A
Física, como as demais ciências apresenta especificidades que muitas vezes
podem se tornar obstáculos à compreensão por parte dos alunos e ao mesmo tempo desinteressante.
Aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula com situações cotidianas pode
ser um caminho para reverter este cenário. Nesta perspectiva, busca-se através
deste trabalho aproximar os conceitos desenvolvidos em sala de aula,
especificamente termodinâmica, com situações reais, relacionando elementos
históricos que levaram ao seu desenvolvimento e a sua importância. Foi
escolhido esse tema dado que do motor dos automóveis à panela de pressão, a
termodinâmica está presente em muitos fenômenos do dia a dia. Desde as antigas
máquinas a vapor, fundamentais para a Revolução Industrial, ocorrida na
Inglaterra em meados do século XVIII, os estudos da termodinâmica
possibilitaram a análise das propriedades da matéria em determinadas situações
de pressão e temperatura.
Objetivos: Analisar
os fatores (sociais, econômicos, políticos) que, no final do século XVIII,
contribuíram para o surgimento da máquina a vapor; entender a relação entre o
aperfeiçoamento da máquina a vapor e o desenvolvimento dos conceitos
termodinâmicos; Compreender o que é a termodinâmica; Relacionar princípios da
termodinâmica com situações cotidianas;
Desenvolvimento:
1. Organização: Serão organizados grupos. Cada grupo deverá pesquisar sobre: I. A
Primeira Revolução Industrial (Causas e Consequências); II. Máquina a Vapor
(Desenvolvimento: dos gregos a James Watt, relação com a revolução industrial);
III. O que é a termodinâmica; IV. Principais conceitos; V. Aplicações; VI. Experiência
prática.
2. Apresentação:
2.1 Trabalho
Escrito: Deverá ser entregue uma
cópia escrita, digitada, dentro das normas da ABNT. (Capa, Sumário, Introdução,
Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas).
2.2
Apresentação da experiência prática: Poderá ser apresentada através de vídeo ou em aula.
3. Avaliação:
O trabalho terá como peso 10 pontos assim distribuídos:
Trabalho Escrito (6pt)
|
Apresentação (4pt)
|
|||||||
Todos os
itens
|
Dentro
das Normas
|
Conteúdo
|
Pontualidade
|
Organização
|
Participação
|
Qualidade
da apresentação
|
Pontualidade
|
|
Pontuação
|
1pt
|
0,5 pt
|
3,5 pt
|
1pt
|
1pt
|
1pt
|
1pt
|
1pt
|
4. Cronograma:
Setembro
|
Outubro
|
Novembro
|
||||||
05
|
19
|
10
|
17
|
07
|
14
|
21
|
28
|
|
Organização dos
grupos e orientações
|
||||||||
Entrega do Trabalho
|
||||||||
Apresentações
|
Este trabalho foi desenvolvido no ano de 2013 com a turma de segundo ano 203 da escola Arcoverde.
Apresentações
Nenhum comentário:
Postar um comentário